O termo blog é uma abreviação de weblog. E, encurtando o caminho, é um diário digital onde são divulgados textos, fotos, vídeos, músicas e tudo isso junto numa complexa rede chamada de hipertexto. Registrar informações e acessá-las quase que simultaneamente dá a esse diário um caráter totalmente diferente daquele que era guardado às sete chaves...
Aquele, aliás, era para ser secreto mesmo. Ou, no máximo para ser compartilhado com a melhor amiga. Este, porém, tem caráter público. Objetiva divulgar toda e qualquer espécie de informação. Há vários sites na internet que divulgam experiências sobre trabalhos educacionais com blogs. Um dos que li até discute a possibilidade de os trabalhos com blogs serem a oportunidade de recuperar-se o atraso da educação do nosso país. A mestranda embasa a tese na teoria de Bakhtin, a teoria do discurso e da importância da comunicação para a construção do ser humano. Outros mostram trabalhos bem sucedidos com leitura de textos literários a partir da criação de blogs com os estudantes. Tudo isso é bastante animador.
Por isso, é que estamos fazendo as primeiras experiências pessoais com esse recurso, por intermédio do NTE, mas este é um caminho que também precisa ser bem alicerçado para não ser apenas mais uma moda na educação. Há que se ampliar os olhares para afirmar que são a possibilidade de progredirmos na qualidade da educação.
Site visitado:
http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_arquivos/45/TDE-2008-06-20T133813Z-2755/Publico/2008_TheliaTheophiloBezerra.pdf
Um comentário:
Olá...querida!
Tudo bem?
Como é bom ler seus textos!
Compartilho sua opinião. Acredito
que a informática pode contribuir no processo de educação com qualidade, mas é necessário que os alicerces que fundamentam nossa ação estejam integrados ao uso pedagógico de toda e qualquer mídia ou tecnologia.
Amiga, desejo UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2009!!
A BIG KISS FOR YOU!!!
Postar um comentário